outubro, 2019

03out6:00 pm7:00 pmFixar o (in)VisívelBook launch6:00 pm - 7:00 pm Praça da República — 3000-342 CoimbraTipologia do Evento:Presentation

Ver mais

Detalhes do Evento

The book authored by Soraia Simões, about the history of RAP in Portugal, will be presented by Susan de Oliveira at the Teatro Académico Gil Vicente, in Coimbra.

 

“Fixar o (in)Visível. Os primeiros passos do RAP em Portugal (1986 – 1998)”

 

À medida que a pesquisa e o envolvimento com os protagonistas se desenvolveram, deparei-me com um conjunto de letras e de ideias transmitidas nestes anos que não estavam relatadas nem no discurso público sobre este domínio das música e cultura populares nem no campo científico dedicado ao estudo deste universo. Este momento inicial de afirmação do RAP na cultura e sociedade portuguesas ficou também marcado por um conjunto de outras desigualdades, como as relacionadas com a condição feminina, também aqui exercidas. A subvalorização que verifiquei nas análises que foram realizadas acerca destes primeiros anos, ou seja, a não inscrição dos assuntos relatados nos repertórios e discursos falados das primeiras rappers, como a violência com base no género e o sexismo, motivou a introdução deste tema na pesquisa..

 

Sobre a autora:
Soraia Simões é autora da plataforma digital Mural Sonoro e dirigente da Associação Cultural Mural Sonoro. A história oral, os arquivos digitais, as práticas musicais em contextos de revolução política e ideológica, a relação entre música, memória e género fazem parte dos principais interesses como investigadora (Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), nos quais tem trabalhado nos últimos anos. Publicou “Passado-Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho” (Chiado Books, 2012), “RAPublicar. A Micro-História Que Fez História Numa Lisboa Adiada” (Caleidoscópio, 2017). É autora do podcast Mural Sonoro (2018), subjugado ao tema “Mulheres na Música, Papéis, Reportórios de Luta e Resistências” e autora e realizadora do filme “A Guitarra de Coimbra” (RTP2, 2019). Foi distinguida com o Prémio Megafone pela Sociedade Portuguesa de Autores (2014).

 

Cartaz da apresentação do livro "Fixar o (in)Visível"

Tempo

(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:00 pm

Localização

Teatro Académico Gil Vicente

Praça da República — 3000-342 Coimbra

Organizador

Editora Caleidoscópio and Teatro Académico Gil Vicente

X