outubro, 2018

23out5:00 pm7:00 pmArcheology of Forced-Labour CampsInternational Seminar5:00 pm - 7:00 pm NOVA FCSH, ID Building, Room Multiusos 3, Avenida de Berna, 26 C - LisboaTipologia do Evento:Seminar

Ver mais

Detalhes do Evento

A seminar organised under the scope of the research project about the Portuguese subjected to forced labour in the III Reich.

 

“Archaeology of Forced-Labour Camps:
Challenge and Chance, Objects and Stories”
Thomas Kersting (Archaeology Department of the Brandenburg State)

 

Há vinte anos, a Arqueologia, enquanto disciplina científica, não se debruçava sobre o legado do Nacional-Socialismo. Desde então, a situação tem vindo a mudar progressivamente. Na sequência das inúmeras escavações arqueológicas que decorrem nos antigos campos de concentração e de extermínio nazis, a Arqueologia tem vindo a assumir um papel preponderante na investigação do Holocausto e do Trabalho Forçado. Estas novas metodologias aplicadas à investigação histórica vieram ajudar a colmatar algumas lacunas no conhecimento, levantando novas questões que antes eram descuradas.
Esta comunicação vai centrar-se nos trabalhos arqueológicos desenvolvidos nos monumentos do Estado de Brandemburgo, na periferia da antiga capital do Terceiro Reich, onde se localizavam importantes campos de concentração e de trabalho forçado. É o caso dos dois campos de Sachsenhausen e Ravensbrück, e dos seus mais de 100 campos satélites, que desde 1959 e 1961, respectivamente, foram transformados em memoriais. Com a Reunificação da Alemanha tiveram início vários projectos de investigação e restauração nestes monumentos, que serão detalhadamente apresentados.

 

About the speaker:
Thomas Kersting estudou Pré-História, História da Idade Média e Geografia Histórica em Bona e Munique. Desde 1993, trabalha como director científico de grandes projectos de escavação e é, desde 1996, responsável pela conservação dos monumentos arqueológicos do Estado Berlim/Brandenburgo e, desde 2006, e director do Departamento de Arqueologia para todo o estado de Brandemburgo. As suas principais áreas de trabalho são a arqueologia da época eslava e, nos últimos anos, a arqueologia contemporânea.

 

FREE ENTRY

 

Cartaz do seminário "Arqueologia dos Campos de Trabalho Forçado"

Tempo

(Terça-feira) 5:00 pm - 7:00 pm

Localização

NOVA FCSH, ID Building, Room Multiusos 3

Avenida de Berna, 26 C - Lisboa

Organizador

X