The Portuguese Estado Novo and the Fear of «No Empire»
Sep 21, 2018 | Papers, Publications
The Portuguese Estado Novo and the Fear of «No Empire»: Some Intangible Reasons for the Resistance to Decolonization (1945-74)
- Adolfo Cueto-Rodríguez
- 2018
- Espacio, Tiempo y Forma
- Number 30
- 143-165
- Language: Spanish
- DOI: https://doi.org/10.5944/etfv.30.2018.18965
- ISSN: 1130-0124 / 2340-1451 (online)
It is well known that the Portuguese dictatorship resisted decolonization until the end of its days, in April 1974. Since 1961 it did so with arms. The symbiosis between the perpetuation of the regime and the colonial war was such that one could hardly have survived without the other. Still, without a better solution, the future of both was sentenced. More difficult than starting a conflict is always to get out of it, which does not mean that the decision to embark on one and to keep it is simple. The reasons supporting the Portuguese government’s decision have been overly studied and are multiple. But what about the arguments that, as dogmas of faith, compromised the historical continuity of the homeland and its unity of destiny without the colonies? This text will focus on those arguments, since for many people the possibility of the «No Empire» hypothesis seriously threatened national identity and the countryʼs independence. To what extent did this vision of reality influenced the decision to resist and to hamper the political correction that would end the war? We donʼt know how to quantify the imponderable, but it deserves a reflection..
Keywords:
Portuguese Empire; Estado Novo; Colonial War; Decolonization; Communism; National independence; Iberism; European Integration
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Third meeting of the ARTHE project, which aims to work on the team's next task, the production of a Guide to Archival Practices in the Performing
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Third meeting of the ARTHE project, which aims to work on the team’s next task, the production of a Guide to Archival Practices in the Performing Arts.
ARTHE — Arquivar o Teatro
3ª Jornada
A 3ª jornada ARTHE vai realizar-se de 26 a 28 de Março na cidade de Évora e conta com a cumplicidade do CENDREV e do pólo do IHC desta cidade, incluindo uma visita ao Laboratório HERCULES. Na jornada de reflexão pública, a equipa do projecto e as companhias participantes discutem os desafios que se colocam à realização de uma Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas — próxima tarefa da equipa.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
“A ideia de elaborar um manual ou guia de práticas de arquivo para ser disponibilizado a companhias e divulgado por algumas instituições está presente desde o início da preparação da candidatura ao apoio da FCT a este projecto. Agora, após a criação, aplicação, validação e análise de um questionário preparado para identificar a situação dos arquivos das 18 companhias parceiras, é o momento de nos centrarmos no reconhecimento das necessidades sentidas pelas companhias e às quais podem responder as práticas de arquivo pensadas a partir das acções e dos materiais gerados no âmbito específico das artes performativas. Haverá que colher o contributo da ciência arquivística e cruzá-lo quer com as especificidades dos materiais das estruturas de criação – sem descurar tipologias várias da organicidade dos seus arquivos – quer com os usos que esses materiais e agentes propõem nas suas actividades de criação e conservação.
Esta 3a e última Jornada do ARTHE – Arquivar o Teatro (PTDC/ART-PER/1651/2021) tem lugar no CENDREV que aceitou acolher-nos no seu belo Teatro Garcia de Resende. Além da equipa de investigadores, convidámos mais uma vez as companhias parceiras, representantes das instituições que integram o projecto, consultores e convidados para a apresentação de uma primeira proposta do Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. Ela está ainda em aberto para que o trabalho concreto a realizar durante a Jornada possa acontecer de forma a prosseguirmos devidamente informados até à produção de um instrumento que possa servir não só estruturas com longo historial de produção de arquivo, mas também estruturas mais recentes que aplicam nessa produção acções enquadradas por diferentes modalidades de gestão e de criação artística num ambiente digital.
Justifica-se, portanto, uma tarde inteiramente dedicada à discussão e troca de experiências antes de avançarmos para a fase seguinte da elaboração deste Guia.”
Maria João Brilhante — IR do projecto ARTHE
Nos dois dias que antecedem este encontro, terá lugar uma residência interna, em que os seus membros partilham os trabalhos em curso (entrevistas, teses, escrita de artigos, análise de questionários, etc,). Reflexão pública e discussão interna caminham lado a lado, sendo a residência em Évora um momento único de imersão e troca colectiva.
Contacto: arthe@letras.ulisboa.pt
Tempo
(Quinta-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Several Institutions
Detalhes do Evento
Series of seminars, integrated into the activities of the IHC’s Advanced Studies Platform, where ongoing PhD research is discussed in a critical and constructive manner. Seminário de Teses de
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Detalhes do Evento
Series of seminars, integrated into the activities of the IHC’s Advanced Studies Platform, where ongoing PhD research is discussed in a critical and constructive manner.
Seminário de Teses de Doutoramento do IHC
Ciclo 2024
Coordenação: Catarina Teixeira, Daniel Freire Santos, Elisabete Pereira, Jacqueline Souza, João Gabriel Caia, Raquel Ribeiro e Sofia Lisboa.
O seminário reúne na última terça-feira de cada mês, entre as 10h e as 12h. As sessões decorrem via Zoom — 🔗 link de acesso.
Em cada sessão será discutida uma ou duas investigações de doutoramento em curso, seguidas pelos comentários de um doutorando/a e de um investigador/a doutorado do IHC. Por fim, há espaço para uma discussão colectiva construtiva.
PROGRAMA 2024
Sessão #1 | 27 de Fevereiro de 2024
Luís Martins – Crise Política e Conflito na Regeneração: Portugal e o Sexénio Democrático (1868- 1874)
Comentários de Pedro Mota Tavares & Pedro Urbano
Moderação de Daniel Freire Santos
Sessão #2 | 28 de Março de 2024 | [ajuste de data e horário: 16h]
Adrião Filho – Por onde anda o dinheiro do Axé? D’um capital “invisível” e suas mazelas
Comentários de Mélanie Toulhoat
Henrique Entratice – Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia
Comentários de Rodrigo Lacerda (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Moderação de Sofia Lisboa
Sessão #3 | 30 de Abril de 2024
(a definir)
Moderação de João Gabriel Caia
Sessão #4 | 28 de Maio de 2024
Cristina Marques – Summit Científico em Lisboa: O XV Congresso Internacional de Química Pura e Aplicada (Química Analítica) em 1956
Comentários de Joana Beato Ribeiro & Augusto Fitas
Moderação de Catarina Teixeira
Tempo
(Quinta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Localização
Dedicated Zoom link
Organizador
Institute of Contemporary History - NOVA FCSH and University of Évora
News
IHC-APIGRAF project culminates in the publication of a book with two volumes
Mar 27, 2024
The book on the 170 years of the graphic association movement has been launched.
Paulo Catrica opens exhibition in Porto
Mar 25, 2024
The exhibition PPP Porosità, Poética e Política, by Paulo Catrica, opened in Porto.
Rui Lopes receives Remarque Institute Fellowship
Mar 22, 2024
Rui Lopes has been awarded a Remarque Visiting Fellowship at New York University.