Elisa Calado Pinheiro

Licenciado/a

Biografia

Elisa Calado Pinheiro, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, professora auxiliar convidada da Universidade da Beira Interior, encontra-se, actualmente, na situação de aposentada. Tem desenvolvido a sua actividade no âmbito da docência, da investigação e do serviço público. Foi fundadora e directora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior e coordenadora científica de vários projectos internacionais nas áreas da museologia, do património e do turismo industrial. É autora de diversos livros e artigos científicos, tendo recebido vários prémios e distinções. Em 2016 recebeu o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela Universidade da Beira Interior.

Actualmente, é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desempenhando ainda as funções de Provedora do Munícipe, na Câmara Municipal da Covilhã. Integra a equipa do Portal Património Conhecimento, dinamizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com o Ministério da Cultura, e é membro da Comissão Instaladora do Museu “Memórias da Saúde”, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Áreas de Investigação

  • História da indústria
  • Património
  • Museologia

Publicações destacadas

  • Pinheiro, Elisa Calado, “Banco da Covilhã (1874-1934),” in Dicionário de história empresarial portuguesa, séc.XIX e XX – Volume I: Instituições Bancárias, coordenado por Miguel Figueira de Faria e José Amado Mendes, 119-125. Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa / Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2013. [link]
  • Pinheiro, Elisa Calado. “La valorisation culturelle du patrimoine lainier dans les territoires frontaliers du Portugal et de l’Espagne,” Patrimoine de l’industrie/Industrial Patrimony 25 (2011): 64-85.
  • Pinheiro, Elisa Calado (Coord.). Rota da Lã TRANSLANA: Percursos e marcas de um território de fronteira: Beira Interior (Portugal) e Comarca Tajo-Salor-Almonte (Espanha). Volume 1 – Reconhecimento e valorização patrimonial. Covilhã: Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, 2008.
  • Pinheiro, Elisa Calado (Coord.). Rota da Lã TRANSLANA: Percursos e marcas de um território de fronteira: Beira Interior (Portugal) e Comarca Tajo-Salor-Almonte (Espanha). Volume 2 – Inventários das vias agro-pecuárias e do património edificado associado à indústria de lanifícios. Covilhã: Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, 2009.
  • Pinheiro, Elisa Calado (Coord.). Actas das III Jornadas de Arqueologia Industrial. A indústria têxtil europeia. Os fios do passado a tecer o futuro-uma abordagem pluridisciplinar. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2002.

Projectos principais

Responsável pela elaboração, candidatura e coordenação científica e técnica de diversos projectos comunitários, de que se destacam os seguintes:

  • ARQUEOTEX – Projecto-piloto transnacional (UE FEDER 10, CULTURA) — classificado pela UE como um “modelo de inovação no produto”. 1997-2000
    Este projecto teve por objectivo contribuir para a criação de uma rede europeia do património industrial têxtil assente na criação e/ou desenvolvimento de centros de documentação e de bancos de dados de bens têxteis.
  • ROTA DA LÃ-TRANSLANA I e ROTA DA LÃ-TRANSLANA II (INTERREG III A). 2004-2009
    Estes projetos tiveram por finalidade definir, a nível peninsular, nas áreas geográficas abrangidas (Beira Interior, Portugal, e Comarca Tajo-Salor-Almonte, Espanha), as linhas de investigação de enquadramento aos patrimónios agro-pastoril e industrial; inventariar as evidências associadas às vias da transumância e ao património industrial e programar e concretizar as exposições permanentes do Núcleo Museológico da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da UBI e do Lavadero de Lanas do Museu Vostell (Malpartida de Cáceres, Espanha).

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X