
A escrita da história da ‘descoberta’ de Cabo Verde
Mai 3, 2018 | Artigos, Publicações

A escrita da história da ‘descoberta’ de Cabo Verde. Fabulário cronográfico, história oficial ou fabricação do consentimento?
- Víctor Barros
- 2017
- Práticas da História
- Número 5
- 75-113
- Idioma: Português
- ISSN: 2183-590X
Este artigo debruça-se sobre a problemática da escrita da história da ‘descoberta’ das ilhas de Cabo Verde: trata-se de colocar em destaque a forma como diferentes historiadores escreveram acerca do achamento deste arquipélago oeste-africano. Num primeiro momento, traçaremos uma genealogia desse debate, de modo a colocar em pauta as filigranas que tecem os diferentes meandros de densidade da controvérsia historiográfica. Aqui, a nossa exegese é, pois, a de uma história da história da ‘descoberta’ com vista a elucidar os modelos escriturários que fixaram as coordenadas cronológicas, temáticas e nominativas em torno daquele ato transformado em acontecimento histórico e conteúdo mnemónico quase crepuscular. De seguida, daremos conta das afinidades que a interpretação do achamento estabelece, de forma cúmplice, com o fabulário imperial português e com o memorialismo comemorativo colonial que subsidiou a construção do consentimento discursivo fixado como história oficial.
Palavras-chave:
História, Escrita, ‘Descoberta’/Achamento, Cabo Verde
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
outubro, 2018
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Super event man
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
IHC acolhe sete novos investigadores contratados
Set 18, 2018
Divulgados os resultados do Concurso Individual de Estímulo do Emprego Científico, o IHC logrou sete posições, das 43 candidaturas apresentadas.
José Neves recebe bolsa da British Academy
Jul 17, 2018
José Neves foi galardoado com uma bolsa de investigador visitante da British Academy e irá passar os próximos meses na Goldsmiths, University of London.
Soraia Simões lança podcast Mural Sonoro
Jul 13, 2018
Novo podcast de Soraia Simões vai divulgar entrevistas a protagonistas femininas da história contemporânea da música em Portugal.
CONTACTOS
HORÁRIO
Pesquisa
Subscrever a Newsletter


























































































































