Daniele Serapiglia recebe bolsa do Remarque Institute

Mar 7, 2018 | Destaque, Notícias

O investigador do IHC Daniele Serapiglia foi galardoado com uma Bolsa de Investigador Visitante do Remarque Institute da Universidade de Nova Iorque.

Durante cerca de quatro meses, o investigador italiano radicado em Portugal vai desenvolver estudos sobre o futebol na Europa do Sul (Portugal, Espanha e Itália) e a sua relação com a identidade europeia, tirando partido do acesso a uma vasta bibliografia anglo-saxónica sobre história do desporto e relações identitárias disponível em Nova Iorque. Esta “visita” vai-lhe permitir aprofundar o trabalho que está a desenvolver no âmbito da sua Bolsa de Pós-Doutoramento, atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2016.

É a primeira vez que um investigador da Universidade NOVA de Lisboa integra este programa, distinção apenas atribuída a outros dois académicos de instituições portuguesas: António Costa Pinto e Rui Tavares, em 2017 e 2016, respectivamente. No passado, figuras como Zeev Sternhell, Gilles Pécout, Sergio Luzzatto, Pierre Rosanvallon, Giulio Sapelli, Donald Sassoon ou Ruth Bem-Ghiat foram também recipientes desta bolsa.

O Remarque Institute é um centro de investigação dedicado aos estudos sobre a Europa, nomeadamente na sua faceta social e cultural. Foi criado em 1995, sob direcção do historiador britânico Tony Judt, a partir de um donativo da famosa actriz Paulette Goddard, viúva do escritor alemão Erich Maria Remarque – que dá nome ao instituto.

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X