Carlos Alves Lopes

Mestre

Biografia

Desde 1998, tem desenvolvido estudos em História e actualmente segue um conjunto de investigações no âmbito da história militar e naval.

Trabalha como investigador integrado do grupo ‘Economia, Sociedade, Património e Inovação‘ (ESPI), do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), onde se encontra a elaborar a tese de doutoramento na área da História Militar com o tema “Portugal e o Bloqueio Naval na Grande Guerra, uma lição aprendida e esquecida “.
Igualmente, desenvolve trabalho como investigador associado, do Centro de Investigação Naval (CINAV), da Escola Naval da Armada Portuguesa, onde segue uma linha de investigação em história naval e ciência militar naval, dentro o âmbito da História Contemporânea.

A partir de 2014, tem apresentado comunicações em seminários e congressos, onde divulga os seus trabalhos de investigação. Participa em dois projectos de investigação no IHC: “Intervenção do Exército Português em Moçambique durante a Grande Guerra” e “História do Campo Entrincheirado de Lisboa durante a Grande Guerra”.

É, ainda, responsável por um site de pesquisa no âmbito da história militar contemporânea, “Momentos de História”, com especialização sobre o período de 1914-1918.

Áreas de Investigação

No IHC:

  • Intervenção do Exército Português em Moçambique durante a Grande Guerra
  • História do Campo Entrincheirado de Lisboa durante a Grande Guerra

No CINAV:

  • História e ciência militar naval durante a Grande Guerra

Publicações destacadas

 

Projectos principais

 

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X