Bruno Cordovil Cordeiro

Mestre

História, Território e Ambiente

Contacto:
bruno.cordovil@fcsh.unl.pt

Biografia

Actualmente exerço funções de investigador integrado no Instituto de História Contemporânea e desenvolvo investigação no âmbito dos campos da arquivística histórica e da história institucional e política (períodos moderno e contemporâneo). No passado exerci diversas funções, sobretudo no domínio da investigação, mas também nos da docência e administração, quase sempre em orgãos/serviços do sector da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na Administração Pública. No âmbito de Unidades de Investigação do país, destacam-se as actividades desenvolvidas no Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa (ISCTE-IUL), no Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa) e, correntemente, no Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa); no Reino Unido, no Centre for the History of Science, Technology and Medicine (hoje sediado no departamento de História do Kings College, Universidade de Londres). No âmbito da administração pública portuguesa central, destaca-se a experiência de exercício de funções no Observatório das Ciências e das Tecnologias, do (então) Ministério da Ciência e da Tecnologia. Possuo ainda experiência de trabalho numa associação cultural sem fins lucrativos, de tradutor e de investigador independente. A formação académica é prosseguida actualmente na Universidade NOVA de Lisboa no âmbito de um Doutoramento em História, e foi também desenvolvida anteriormente na Universidade de Lisboa e na Universidade de Londres.

Áreas de Investigação

Actualmente:

  • Arquivística histórica
  • História institucional do Estado (períodos moderno e contemporâneo)

Anteriormente:

  • História (económica e social) das tecnologias (período contemporâneo)
  • História oral

Publicações destacadas

  • Portelli, Alessandro. A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios : ética, memória e acontecimento na história oral. Tradução e organização de Miguel Cardina e Bruno Cordovil. Lisboa: Edições Unipop, 2013.
  • Cordeiro, Bruno, “Technological Modernization and Disuse in the Making of Contemporary Portugal’s Capital: Street Lighting from the 1840s to the 1960s,” in The Making of Modern Portugal, editado por Luís Trindade, 102-124. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2013.

Projectos principais

  • “Os ‘papéis’ da Intendência. Burocracia, sistemas de informação e arquivo na Intendência Geral da Polícia da Corte, e Reino (Portugal, 1760-1833)” — Dissertação de Doutoramento orientada por Maria de Lurdes Rosa (NOVA FCSH; IEM), José Manuel Subtil (Universidade Autónoma de Lisboa) e Paulo Jorge Fernandes (NOVA FCSH; IHC). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/100217/2014).
  • Investigador integrado no Projecto Estratégico do Instituto de História Contemporânea — Coordenado por Pedro Aires Oliveira e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia [PEst-OE/HIS/UI0415/2014]. 2014-

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X