Bruno Cordovil Cordeiro

Licenciado/a

História, Território e Ambiente

Contacto:
bruno.cordovil@fcsh.unl.pt

Biografia

Actualmente exerço funções de investigador integrado no Instituto de História Contemporânea e desenvolvo investigação no âmbito dos campos da arquivística histórica e da história institucional e política (períodos moderno e contemporâneo). No passado exerci diversas funções, sobretudo no domínio da investigação, mas também nos da docência e administração, quase sempre em orgãos/serviços do sector da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na Administração Pública. No âmbito de Unidades de Investigação do país, destacam-se as actividades desenvolvidas no Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa (ISCTE-IUL), no Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa) e, correntemente, no Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa); no Reino Unido, no Centre for the History of Science, Technology and Medicine (Imperial College, Londres). No âmbito da administração pública portuguesa central, destaca-se a experiência de exercício de funções no Observatório das Ciências e das Tecnologias, do (então) Ministério da Ciência e da Tecnologia. Possuo ainda experiência de trabalho numa associação cultural sem fins lucrativos, de tradutor e de investigador independente. A formação académica é prosseguida actualmente na Universidade NOVA de Lisboa no âmbito de um Doutoramento em História, e foi também desenvolvida anteriormente na Universidade de Lisboa e na Universidade de Londres.

Áreas de Investigação

Actualmente:

  • Arquivística histórica
  • História institucional do Estado (períodos moderno e contemporâneo)

Anteriormente:

  • História (económica e social) das tecnologias (período contemporâneo)
  • História oral

Publicações destacadas

  • Portelli, Alessandro. A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios : ética, memória e acontecimento na história oral. Tradução e organização de Miguel Cardina e Bruno Cordovil. Lisboa: Edições Unipop, 2013.
  • Cordeiro, Bruno, “Technological Modernization and Disuse in the Making of Contemporary Portugal’s Capital: Street Lighting from the 1840s to the 1960s,” in The Making of Modern Portugal, editado por Luís Trindade, 102-124. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2013.

Projectos principais

  • “Os ‘papéis’ da Intendência. Burocracia, sistemas de informação e arquivo na Intendência Geral da Polícia da Corte, e Reino (Portugal, 1760-1833)” — Dissertação de Doutoramento orientada por Maria de Lurdes Rosa (IEM – NOVA FCSH), José Manuel Subtil (Universidade Autónoma de Lisboa) e Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/100217/2014).
  • Investigador integrado no Projecto Estratégico do Instituto de História Contemporânea — Coordenado por Pedro Aires Oliveira e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia [PEst-OE/HIS/UI0415/2014]. 2014-

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X