Biografia

Augusto José dos Santos Fitas, licenciado e doutorado em Física, agregado em História das Ideias em Física, Professor (associado) de Física e de História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, encontra-se aposentado desde maio de 2012. Foi membro fundador do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) e actualmente é Investigador Emérito no IHC.

Embora os seus interesses de trabalho no domínio da Física se tenham orientado inicialmente para o estudo da geração e propagação de ondas sísmicas, sempre manteve actividade na História e Filosofia da Ciência, área científica que, desde há quinze anos, constitui a sua «área maior» de investigação. Tem desenvolvido investigação sobre História e Filosofia da Ciência (Física e Matemática) (séc. XVIII a XX) e, em particular, na História da Ciência em Portugal (séculos XVIII a XX), dando uma atenção particular a Física e ás instituições científicas no século XX.

Áreas de Investigação

• História e Filosofia da ciência
  • História das ideias em Física
  • História da ciência em Portugal (séculos XVIII a XX)

Publicações destacadas

• Fitas, Augusto José dos Santos, João Príncipe, Maria de Fátima Nunes & Martha Cecília Bustamante (Ed.). A Junta de Educação Nacional e a investigação científica em Portugal no período entre guerras. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2013.
  • Fitas, Augusto José dos Santos, João Príncipe, Maria de Fátima Nunes & Martha Cecília Bustamante (Ed.). A actividade da Junta de Educação Nacional. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2012. [link]🔓
  • Fitas, Augusto José dos Santos. O princípio da menor acção: uma história de Fermat a Lagrange (acompanhado de uma colectânea de textos). Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2012.
  • Fitas, Augusto José dos Santos, Marcial E. Rodrigues & Maria de Fátima Nunes. Filosofia e História da Ciência no Portugal do século XX. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2008.
  • Fitas, Augusto José dos Santos, & António A. P. Videira (Org.). Cartas entre Guido Beck e Cientistas Portugueses. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

Projectos principais

Institute of Contemporary History