Alexandre Monteiro

Licenciado/a

Biografia

Alexandre Monteiro é doutorando em História, especialidade Arqueologia, na NOVA FCSH, onde foi docente convidado de várias disciplinas de Arqueologia Náutica e Marítima. É membro da Academia de Marinha e do ICOMOS, sendo ainda investigador do Instituto de Arqueologia e Paleociências (NOVA) bem como do Center for Maritime Archaeology and Conservation da Texas A&M University e da University of Western Australia.

Profissionalmente, foi técnico superior do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, tendo dirigido trabalhos de mitigação de impacte ambiental em projectos como os da Marina de Angra do Heroísmo, da ampliação do porto da Horta e do da Calheta de São Jorge. Ainda nos Açores, organizou de raiz a Carta Arqueológica Subaquática daquele arquipélago, tendo ali localizado e caracterizado nove naufrágios históricos. Actualmente, desenvolve projectos em Lagos, Esposende, Alcácer do Sal e Grândola.

Internacionalmente, tem projectos a decorrer no Sultanato de Omã; em Moçambique, com a Universidade Eduardo Mondlane; e na Austrália, sobre a perda galera portuguesa “Correio da Ásia” em Ningaloo Reef.

Desenvolve ainda investigação em dendrocronologia e na utilização histórica de madeiras na construção náutica, co-dirigindo o projecto ForSEADiscovery (FP7-PEOPLE-2013-ITN, Marie-Curie).

Finalmente, é autor ou co-autor de quase três dezenas de artigos científicos e de mais de uma centena de textos de divulgação ao grande público.

Áreas de Investigação

  • Arqueologia náutica
  • Arqueologia moderna
  • Arqueologia contemporânea
  • Gestão do património cultural subaquático

Publicações destacadas

  • Almeida, Ana, Filipe Castro, Alexandre Monteiro & Ivone Magalhães, “O Naufrágio Quinhentista de Belinho, Esposende: resultados preliminares.” Al-Madan IIª Série. 21. Tomo 3 (2017): 62-77.
  • Costa, Paulo & Alexandre Monteiro, “Património Cultural Subaquático da Grande Guerra: localização e identificação do destroço do caça-minas Roberto Ivens (1917).” Al-Madan IIª Série. 21. (2017): 70-79.
  • Monteiro, Alexandre, Paulo Costa & Maria João Santos, “O Gomizianes da Graça Odemira? Investigação histórico-arqueológica sobre um sítio de naufrágio (Santo André, Santiago do Cacém).” Al-Madan IIª Série. 21. Tomo 1 (2016): 72-79.
  • Monteiro, Alexandre, & Filipe Castro, “Os nossos navios no fundo do oceano,” in Os Descobrimentos e as Origens da Convergência Global, coordenado por Amândio Barros, 275-303. Porto: Câmara Municipal do Porto / Associação para a Divulgação da Cultura de Língua Portuguesa, 2015.

Projectos principais

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X