Ângela Salgueiro vence Prémio Fundação Mário Soares/Fundação EDP 2016

Out 28, 2016 | Notícias

O Prémio Fundação Mário Soares – Fundação EDP 2016 foi atribuído a Ângela Salgueiro, investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea e autora da tese de doutoramento “Ciência e Universidade na I República“.

Este prémio, no valor de 5.000 euros, é promovido pela Fundação Mário Soares desde 1988 e destina-se a “galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do século XX”.

Ângela Salgueiro é licenciada em História, mestre em História Contemporânea e concluiu o seu Doutoramento em História Contemporânea na FCSH/NOVA em Agosto de 2015, tendo sido orientada por Maria Fernanda Rollo. A tese defendida, e agora premiada, centra-se na análise história da institucionalização da investigação científica na universidade imposta pela reforma do ensino superior que se seguiu à implantação da I República.

A sua investigação tem-se centrado no estudo da história da ciência, dos transportes e das comunicações, sobretudo no Portugal da I República. Em conjunto com Inês Queiroz, coordenou o projecto “República das Crianças“, desenvolvido no seio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

O júri do prémio, reunido a 4 de Outubro e composto por Maria de Fátima Nunes (Universidade de Évora; IHC), Paula Borges Santos (IHC-FCSH/NOVA) e Francisco Bairrão Ruivo (IHC-FCSH/NOVA) chegou a uma decisão unânime. Deliberou ainda atribuir duas menções honrosas a Ana Maria Bigotte Vieira (autora da tese “No ALEPH. Para um olhar sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1984 e 1989“, orientada por Paulo Filipe Monteiro) e a Luciana de Castro Soutelo (autora da tese “A memória pública do passado recente nas sociedades ibéricas. Revisionismo histórico e combates pela memória em finais do século XX“, orientada por Manuel Loff e Carme Molinero).