Os Combatentes do Concelho de Setúbal na Grande Guerra em França

Nov 8, 2017 | Livros, Publicações

Os Combatentes do Concelho de Setúbal na Grande Guerra em França (1917-1918)

  • Diogo Ferreira & Pedro Marquês de Sousa
  • 2017
  • Setúbal: Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes
  • Idioma: Português

Nesta publicação, editada pelo Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes – que assim cumpre parte da sua missão de preservar e homenagear a memória das tropas portuguesas -, recorda-se a experiência dos 210 homens naturais de Setúbal e de Azeitão, do actual concelho de Setúbal, que foram mobilizados para o conflito em França, bem como todos os mortos do distrito. Através do levantamento de todas as fichas do Corpo Expedicionário Português e de algumas dezenas de boletins de sócios da então Liga dos Combatentes da Grande Guerra foi possível reconstruir o percurso biográfico-militar de todos os setubalenses e azeitonenses que combateram na frente ocidental da Grande Guerra. No caso dos oficiais encontram-se “histórias de vida” mais detalhadas.
O livro é, para além disto, marcado por uma importante reflexão e contextualização sobre a participação portuguesa no conflito e em torno das missões dos diferentes regimentos militares. Do ponto de vista da história local, o carácter inédito deste trabalho é culminado com o capítulo “A delegação de Setúbal da Liga dos Combatentes: Da fundação à inauguração do Monumento aos Mortos da Grande Guerra (1924-1931)” que aborda o papel da instituição na cidade e todo o panorama histórico do monumento que, ainda hoje, marca a arquitectura do centro histórico setubalense.

Outras Publicações

Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X