IHC-NOVA FCSH e Ministério dos Negócios Estrangeiros homenageiam as vítimas portuguesas do terror nazi

Mai 4, 2017 | Notícias

Por iniciativa dos investigadores do projecto “Trabalhadores forçados portugueses no Terceiro Reich”, coordenado por Fernando Rosas, o Ministério dos Negócios Estrangeiros irá, pela primeira vez, homenagear todas as vítimas do terror nazi de origem portuguesa.

A homenagem terá lugar na Áustria, no próximo dia 7 de Maio, com o descerrar de uma placa no Muro das Lamentações do Campo de Concentração de Mauthausen, no âmbito das celebrações anuais da libertação do campo.

A cerimónia especial contará com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, de diplomatas portugueses e de diversas personalidades da comunidade portuguesa na Áustria. A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas será representada pelo Professor Fernando Rosas, que será acompanhado de outros investigadores do projecto.

Este é o culminar de um projecto de investigação que se iniciou há cerca de três anos e que terminará em Novembro com uma exposição e conferência internacional no Centro Cultural de Belém. Nessa exposição, para além de ser feito um enquadramento geral sobre o trabalho forçado na Alemanha nazi, será abordada a mobilização dos portugueses para os campos de concentração: “Além de propormos uma explicação acerca da forma como eles foram parar ao trabalho forçado na Alemanha, também tentamos contar vários casos individuais, que entretanto detectámos e pudemos, pelo menos parcialmente, reconstituir”, conta Fernando Rosas.

A equipa de investigadores que, para além de Fernando Rosas, inclui Ansgar Schaefer, Cláudia Ninhos, António Carvalho, Cristina Clímaco e António Muñoz, foi financiada pela fundação alemã EVZ – Erinnerung, Verantwortung, Zukunft (Memória, Responsabilidade, Futuro) – especializada no financiamento de projectos de investigação sobre o trabalho forçado na Alemanha -, pelo Goethe-Institut de Lisboa e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA.

Imagem: Muro das Lamentações em Mauthausen (Autoria: Ansgar Schaefer)

Notícia na NOVA Magazine

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X